Manofatto 21 anos de história!

Em 2018 a Manofatto comemora 21 anos de história, e no mês de Junho, 1 ano da NOVA Manofatto. (Rua Antônio Araújo, 285 em Passo Fundo/RS). As proprietárias da marca Larissa Borella e Graziela Gasparetto contaram para nós um pouquinho sobre a marca e os planos para o futuro.  
  • Como surgiu a marca?

Graziela: A marca surgiu em 1997, quando eu e a Lari nos conhecemos na faculdade de Confecção Textil na UPF com o mesmo sonho de construir uma marca que se destacasse pelo conforto e uma modelagem específica para o corpo da mulher gaúcha.

 

Larissa: A marca surgiu quando conheci a Grazi na UPF. Queríamos trabalhar na área e não planejávamos sair da cidade. Com poucas ofertas de emprego na área, decidimos criar a marca e montar a empresa, aproveitando a experiência da Grazi com vendas de malharia que trazia da serra. Um mês após a formatura montamos a Manofatto nos fundos da minha casa. Ganhei máquinas da minha mãe, e ela e a mãe da Grazi costuravam pra nós, além de uma costureira que vinha algumas vezes por semana e mais algumas faccionistas. Vendíamos a amigas e conhecidas até que a representante Alzira se interessou em levar os nossos produtos para as lojas da região. A partir daí a Manofatto estava nas lojas da região.

 
  • Qual foi a inspiração ao criar a marca Manofatto?
Graziela: A inspiração veio da mulher Gaúcha. Para o nome da marca, buscamos referências italianas, fatto a manno que significa feito a mão, que traduz o que a Manofatto preserva.   Larissa: Criamos a marca para oferecer roupas que gostaríamos de usar e que muitas vezes não encontrávamos no mercado. Roupas para o dia a dia com um estilo diferenciado. Eu sempre mandei fazer minhas próprias roupas em costureiras por não encontrar aquilo que eu queria.  
  • Como você define o seu estilo?

Larissa Borella, Diretora Financeira.

Graziela: Meu estilo é básico com uma pegada fashion, prezo muito por peças com uma boa modelagem e vestibilidade.   Larissa: Fiz um diagnóstico de estilo na Pós-graduação de Produção de Moda e Styling que cursei, e meu estilo é predominantemente moderno e em segundo lugar criativo.  
  • E o estilo da cliente Manofatto?
Graziela: A mulher Manofatto é segura de si, moderna mas ao mesmo tempo clássica no seu dia a dia, preza sempre pelo conforto e pela praticidade ao escolher seus looks.   Larissa: Com base nesse estudo de estilos, acredito que a cliente Manofatto é um mix dos estilos moderno, natural e clássico.  
  • Se você tivesse que escolher uma peça para vestir todos os dias da marca, qual seria?

Graziela Gasparetto, Diretora criativa.

Graziela: Difícil escolher uma peça só, mas escolheria nossa calça, pelo conforto e pela modelagem.   Larissa: Eu usaria a nossa legging jeans malha todos os dias.  
  • Quais são os planos para o futuro?
Graziela: Seguir atendendo de forma dinâmica as nossas cliente, traduzindo e adaptando as principais tendências internacionais aos desejos da mulher gaúcha, no ritmo e na velocidade que ela espera. Em um futuro próximo ter lojas próprias da marca e também e-commerce.   Larissa: Seguir aprimorando nossos produtos, expandir a venda para toda a região sul, e ao meu ver, abrir mais lojas próprias.                

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